sábado, 28 de novembro de 2015

Coletivos realizam 1ª Caminhada Crespa de BH



1ª Caminhada Crespa de BH
Dia e horário: 29/11/2015, domingo, às 13h
Local de concentração: Praça Sete, Centro, BH.


“Contra o racismo e pela valorização da estética negra”, crespas e crespos sairão às ruas do centro de Belo Horizonte amanhã, domingo, 29 de novembro, para a 1ª Caminhada Crespa de BH. A manifestação, política e independente, pretende despertar o olhar da sociedade para questões como a falta de oportunidades, a violência e o genocídio em que sofre a população negra no país, em consequência da desigualdade racial.

Historicamente, o racismo leva à inferiorização e à invisibilidade da estética negra.E, por decorrência, a comunidade afro-brasileira tem sido subjugada, menosprezada, vítima de violência, extermínio e exclusão. A 1ª Caminhada Crespa de BH e a campanha #EuEncrespoBH vem contribuir para o esforço de reverter este quadro, somando forças a outras iniciativas existentes na cidade.

Nesse contexto, o cabelo crespo, traço predominante da estética negra e constante alvo de repressão, é tido como símbolo de identidade, força e resistência do povo afrodescendente.O manifesto será realizado no mês da Consciência Negra, em reverência à luta de Zumbi dos Palmares e a resistência de nossos ancestrais.

Orgulho crespo como inspiração

A grande inspiração foi a Marcha do Orgulho Crespo, realizada em julho deste ano em São Paulo, que se tornou centro de uma rede de manifestações que se espalhou rapidamente pelo país. Representantes de doze coletivos que militam pelo fortalecimento da identidade negra em Belo Horizonte se uniram para trazer a iniciativa à capital mineira. Assim, nasceu o movimento #EuEncrespoBH, que orgulhosamente convida para a “1ª Caminhada Crespa de BH - Contra o racismo e pela valorização da estética negra”.

PROGRAMAÇÃO - 1ª Caminhada Crespa de BH

A concentração será às 13h na Praça Sete e contará com falas e depoimentos, puxados por pessoas atuantes em iniciativas de combate ao racismo. Haverá atrações culturais, apresentadas por grupos artísticos militantes da causa. Todos os artistas, produtores e apoiadores da Caminhada Crespa de BH participam de forma voluntária (sem cachê).O horário de saída está previsto para 16h do domingo, pela Avenida Amazonas rumo à Praça da Estação.


Atrações artísticas da concentração:
Brother Soul; Cristal Lopez; DJ Rafael Aquino; Lu D'aiolla; Odum Orixás; Sarah Guedes; Zaika Santos.

Depoentes: Mara Evaristo; Markim Cardoso; Dandara Elias; Etiene Martins. O público será convidado a contribuir com depoimentos.

Realização coletiva: Anamab Mutuê; Blog Borboleta no Cabelo; Brígida Alvim; Cacheadas e Crespas; Encrespa Geral BH; Instituto Todo Black é Power; Jornal Afronta; Kftá; Levante Popular da Juventude; Magia Negra Bloco Afro; Negras do Brasil; Niari.

Apoiadores: Agência i7 de Fotografia; Comunidade Soul – Brother Soul; Fetaemg - Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais; Sindibel –Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte; Rádio Autêntica / Favela FM.


Nenhum comentário: