segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tropicália - Um Caldeirão Cultural


Tropicália - Um Caldeirão Cultural, de Getúlio Maccord contém, além da pesquisa do autor, uma coletânea de depoimentos históricos de artistas e personalidades como Rogério Duprat, Jorge Mautner, Jards Macalé, Capinan, Guilherme Araújo, Sérgio Dias, Sérgio Ricardo, José Ramos Tinhorão, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, de quem Getúlio ganhou o prefácio.

O livro remete a uma reflexão sobre a época, sem deixar de ter uma visão crítica sobre o período ou trazer à tona curiosidades e surpresas. Para as 40 entrevistas feitas foram necessárias mais de 50 horas de conversas, gravadas em mais de 50 fitas, 55 viagens, aproximadamente 4056 shows, incontáveis recortes de jornais e revistas, em quase 300 páginas.


Eu li o livro rapidamente e em poucas semanas cheguei a última página. Foi uma viagem gostosa ao Brasil dos anos 60, dos festivais de Música Popular Brasileira, do lançamento de tantos grandes artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, tropicalistas eternos. Pra quem gosta de MPB, ler esse caldeirão de ideias é fundamental para entender os caminhos da arte e da música brasileira.

Tropicália - Um Caldeirão Cultural, autor Getúlio Maccord, Editora Ferreira, nas boas livrarias.

Para quem ama música brasileira eu recomendo demais!


Nenhum comentário: